terça-feira, 26 de abril de 2011

Há oito anos, Liedson resolveu numa 'decisão'

Liedson (Foto: Ari Ferreira)
A figura do maior artilheiro alvinegro na atualidade inspira o Corinthians a derrotar o arquirrival Palmeiras no domingo, na semifinal do Campeonato Paulista.
Depois de confrontos históricos pela Libertadores em 1999 e 2000, já são oito anos que as equipes não se enfrentam em qualquer duelo eliminatório. Na última vez, Liedson virou "o cara" e ganhou a Fiel.
Em sua primeira passagem, foi o Levezinho quem decidiu as semis do Estadual de 2003. Nos mata-matas, marcou nos dois jogos. Fez o gol de empate no 2 a 2 do primeiro duelo, em cabeçada após cruzamento de Jorge Wagner. O Timão perdia por 2 a 0 e arrancou um resultado heroico no fim do segundo tempo.
No seguinte, Liedson marcou, também de cabeça – desta vez após passe de Kleber –, o primeiro da goleada por 4 a 2, que classificou o Corinthians à decisão paulista, para enfrentar o São Paulo. Depois, o jogador faria mais um na vitória por 3 a 2 na final, no Morumbi.
– Tenho lembranças muito boas. Tínhamos bom time, assim como o Palmeiras. Conseguimos a classificação e o título paulista naquele ano. Eu me lembro com muita felicidade, até porque foi naquele ano que minha história no Corinthians começou – afirmou, ao LANCENET!.
Naquela passagem, Liedson chegou a 22 gols em 38 jogos. Na atual, são 11 em 13 partidas, que o credenciam como goleador máximo do Campeonato Paulista.
No último sábado, na vitória por 2 a 1 sobre o Oeste, no Pacaembu, ele voltou a encontrar o caminho das redes. Eram três partidas em jejum, justamente o que vive o rival Kleber.
A confiança aumentou no Parque São Jorge por dois motivos: nos oito jogos em que Liedson fez gol na atual competição, o Corinthians venceu todos. Por outro lado, quando o atacante esteve em campo e passou em branco, a equipe perdeu três vezes e empatou outras duas.
Duelo decisivo contra o rival Palmeiras pelo Paulistão? Liedson já mostrou o que pode fazer.

LANCENET!: Depois de desencantar contra o Oeste, dá para prometer gol contra o Palmeiras no domingo?
Liedson: O que eu prometo é sempre dar o meu melhor pelo clube.
LNET!: Qual o peso para o artilheiro em também ser campeão?
L: Como falei, seria uma felicidade em dobro. Primeiro, conquistar o título paulista, esse é o objetivo principal. Treino para fazer gols e ajudar o time a chegar ao título. Só de jogar pelo Corinthians já dá uma motivação enorme, não há nada maior do que isso. Quero ajudar o time dando o meu melhor em campo, que é fazendo os meus gols.
LNET!: Desde 1982 o Corinthians não conquista o título paulista e tem o artilheiro da competição.
L: Primeiramente, penso no título. Esse é o meu objetivo e o do grupo também. Depois, se a artilharia vier, seria uma felicidade em dobro. O objetivo é o título.
LNET!: O que você lembra daquele Corinthians e Palmeiras pelo Paulistão de 2003?
L: Tive a felicidade de marcar duas vezes. No primeiro jogo, fiz o gol de empate e, na segunda partida, também fiz um gol. Conseguimos a classificação e o título Paulista naquele ano.
LNET!: Prefere Willian ou Dentinho como parceiro de ataque?
L: São excelentes jogadores e me sinto bem ao lado dos dois.
Com a Palavra: Anderson, zagueiro campeão paulista pelo Corinthians em 2003
"Liedson é jogador diferenciado, fez sucesso em todos os clubes que defendeu. Aquele primeiro jogo da semifinal foi especial, porque estávamos perdendo por 2 a 0. Eu marquei no segundo tempo e depois Liedson empatou. No duelo seguinte, vencemos e nos classificamos para a final.
Liedson entrou em um time bem organizado, era um baita time aquele do Corinthians. Está acontecendo o mesmo agora, porque ele entrou bem no esquema e tem feito os gols e decidido. Acho que vai decidir de novo domingo.
Ele é atacante que cabeceia muito bem, e incomoda muito o zagueiro. Com ele o zagueiro não pode bobear, senão vai sair gol."

Felipe Bolguese e Rodrigo Vessoni
Publicada em 26/04/2011 às07:05
São Paulo (SP)

Nenhum comentário: